Curiosidades

Você sabia que as abelhas operárias vivem apenas de 4 a 5 semanas e a Rainha 3 anos? Em condições climáticas favoráveis, cada colmeia pode produzir entre 30 e 50 quilos de mel por ano. Numa família bem desenvolvida podemos encontrar entre 50 a 80 mil abelhas operárias.

Elas são responsáveis pelos trabalhos de: construção, limpeza, alimentação da rainha, cuidados com os ovos e crias, coleta de pólen e néctar, água, resina, defesa da colmeia, ventilação, produção de mel, cera, geleia real, própolis, veneno e etc.

As abelhas pertencem a ordem dos Himenópteros, da qual também fazem parte as formigas e as vespas. Existem abelhas de muitas espécies; nem todas são sociais, nem todas vivem em colônias. O corpo de um desses indivíduos que raramente ultrapassa 3,75cm de comprimento é constituído de três partes: cabeça, tórax e abdômen.

No tórax encontram-se dois pares de asas e três pares de pernas. As fêmeas possuem um ovopositor na extremidade do abdômen, que é utilizado para depositar os ovos e contém um ferrão para picar os inimigos.

Só as abelhas sociais são domesticáveis e destas a Apis Mellifera é a espécie mais utilizada na produção comercial de mel, juntamente com as subespécies carnica (abelha cárnica), remipes (abelha caucásica), ligustica e aurea (duas variedades de abelhas italianas) e a adansonii (abelha afrecana).
Rua G, S/N - Village do Eusébio - Aquiraz - Ceará
+55 85 4062.9293 - sac@nectarfloral.com.br